Projetos para o muro na fronteira dos EUA ficam prontos
Foi encerrado na terça (4), o deadline para que as companhias interessadas em construir o polêmico muro na fronteira entre o México e Estados Unidos, uma das principais promessas da campanha do presidente Donald Trump, entregassem seus projetos.
Segundo a agência Associated Press, cerca de 200 empresas manifestaram interesse em desenvolver o projeto para o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos. A orientação dada foi a de que os protótipos deveriam ter nove metros de comprimento e entre 5,5 e nove metros de altura.
Alguns dos projetos colocam ainda mais fogo na polêmica de uma já bizarra e custosa ideia. Empreiteiras e companhias de design estão preocupadas com ataques hostis da população e grupos contrários à construção. Segundo o jornal “Washington Post”, funcionários de algumas companhias latinas que decidiram participar da licitação sofreram ameaças de morte.
Um comunicado oficial sobre os vencedores será divulgado em 1o. de junho. A estimativa é de que o projeto para cobrir os 3.219 quilômetros da fronteira custe US$ 38 bilhões.
Abaixo algumas das ideias: