Em Toronto, Sonia Braga posa para ensaio do Oscar
E a vida continua para a equipe de “Aquarius”, filme brasileiro com maior visibilidade e respaldo da crítica americana depois de “Central do Brasil”, de Walter Salles, e “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles. No dia em que a comissão do Ministério da Cultura selecionou o longa “Pequeno Segredo”, dirigido por David Schürmann, para ser o representante oficial do Brasil na corrida do Oscar de melhor filme estrangeiro, a atriz Sonia Braga e o diretor Kléber Mendonça Filho participaram, no Canadá, de uma sessão especial de fotos do site “The Wrap” com os melhores destaques do Festival de Cinema de Toronto.
O ensaio, assim como de outras publicações especializadas em cobrir Hollywood, serve como uma espécie de termômetro da corrida do Oscar, que sempre tem seu pontapé inicial, em setembro, durante o Festival de Toronto.
Clicada pela fotógrafa Geneviève Caron, Sonia está presente na lista com duas outras potenciais candidatas ao Oscar de melhor atriz, a francesa Isabelle Huppert (pelo filme “Elle”) e americana Natalie Portman, por sua caracterização como a ex-primeira dama Jackie Kennedy no filme “Jackie”, dirigido pelo cineasta chileno Pablo Larraín. O mesmo diretor tem outro filme, também cinebiografia, com chances no Oscar, “Neruda”, com Gael García Bernal no papel do policial recrutado para caçar o poeta Pablo Neruda.
Sonia que, segundo o jornal Los Angeles Times faz em “Aquarius” uma interpretação que “coroa uma carreira”, também posou ao lado de seu diretor, Mendonça Filho, chamado pela mesma publicação de “poeta cinematográfico”.
O ensaio do “The Wrap” reúne nomes como os de Ryan Gosling, pelo musical “La La Land”; a neta de Elvis Presley, Riley Keough, por “American Honey”; a dupla Ewan McGregor e Jennifer Connelly, respectivamente diretor e atriz da adaptação cinematográfica do livro de Philip Roth, “Pastoral Americana”; David Oyelowo por “A United Kingdom”, e o cineasta Oliver Stone, que dirigiu o ultra-aguardado “Snowden”, sobre Edward Snowden, ex-técnico da Agência de Segurança Nacional Americana que tornou público programas ultra-secretos de espionagem americanos.