Se eleita, atriz Cynthia Nixon pretende legalizar a maconha em NY

Marcelo Bernardes

Desde que anunciou sua pré-candidatura ao governo do estado de Nova York no mês passado, a atriz Cynthia Nixon, famosa por ter interpretado o papel da advogada Miranda no seriado de TV “Sex and the City”, não agradou muitos simpatizantes liberais. Apelando por um estilo agressivo e sem oferecer uma linha geral de seus planos (ela deu pistas de que a reforma educacional e do sistema de metrô estarão na linha da frente de seu plano de governo), Nixon decidiu criticar quase que diariamente a atual gestão do governador Andrew Cuomo, o qual ela espera bater nas primárias locais e se tornar a representante oficial do Partido Democrata no estado.

Mas, na semana passada, segundo convidados de um jantar particular para arrecadar fundos para a campanha da atriz (a entrada era de US$ 50), Nixon disse ser favorável à legalização da maconha em Nova York, tópico que enfrenta forte oposição do governador Cuomo. Segundo depoimentos dos convivas ao jornal The New York Times, Nixon disse que, caso eleita, pretende legalizar e “taxar” a maconha, trazendo “um monte de dinheiro” para os cofres do estado.

Em janeiro, Cuomo teve que afrouxar sua total oposição ao tema, anunciando a criação de um estudo para aferir os prós e contras da legalização da maconha recreativa em Nova York. A decisão foi anunciada depois que o novo governador de Nova Jersey, o democrata Phil Murphy (e que vem a ser colega de Cuomo), tomou posse no começo do ano, já anunciando que vai liberar a maconha recreativa no estado vizinho ao de Nova York. Massachussetts é outro estado norte-americano que está trabalhando nos últimos detalhes para aprovação de lei similar.