Anderson Cooper mostra sua casa de férias em Trancoso
O jornalista e âncora da rede de TV CNN Anderson Cooper, 49, mostra sua casa de férias em Trancoso, Bahia, na edição de agosto da revista americana Architectural Digest. O nova-iorquino, que é filho da socialite e filantropista Gloria Vanderbilt, divide a casa do litoral baiano com o namorado, o dono de bar Benjamin Maisani, com quem vive desde 2009 no bairro do Greenwich Village, em Manhattan.
A casa do jornalista em Trancoso, apelidada de “Casa Anderson”, é um projeto de Wilbert Das, ex-diretor criativo da marca de roupas Diesel e que agora comanda o resort Uxua, que tem 11 unidades. O espaço ocupado por Cooper compreende quatro casas, com piscina, rodeada de mangueiras, coqueiros, cacaueiros, bananeiras e açaizeiros. O pavilhão principal, de estilo colonial, abriga a sala, sala de jantar, cozinha e varanda. Os quartos de Anderson e para visitantes ocupam duas casas. A outra construção tem dois andares e foi erguida numa árvore. No andar superior, uma suíte. No térreo, um bar.
Anderson descobriu Trancoso em 2013, enquanto passava férias com Maisani, que é francês, e o melhor amigo do casal, o produtor e apresentador de TV Andy Cohen, mais famoso por ter criado o reality-show de inúmeros spinoffs “Real Housewives”. “As pessoas geralmente comentam o quanto ‘mágico’ este local é”, disse Cooper à Architectural Digest. “Esta palavra geralmente me irrita. De alguma maneira, não confio nela enquanto descrição. Mas já trabalhei em 70 países e viajei por muitos outros mais, e nunca vi nada igual a Trancoso. É um lugar verdadeiro, não uma ‘vila Potemkin’ (termo vindo do russo para designar local que aparenta ser melhor do que realmente é) para turistas”.
Anderson revela à AD que não visita Trancoso “o tanto quanto queria”. Por causa disso, mantém fotos dela e do vilarejo em seu escritório em Nova York (“saber que a casa existe me deixa feliz”, diz ele à revista). Quando em Trancoso, Cooper diz que não vai muito à praia (“você pode notar isso pela minha pele pálida”). A decoração inclui peças de artistas locais e alguns mexicanos. “Não queria que a casa fosse mais pomposa que as outras da região.”