Capa da “New Yorker” faz nova sátira sobre Donald Trump
John F. Kennedy procura uma pastilha antiácida. George Washington cobre a mão com o rosto. Franklin D. Roosevelt quase deixa a piteira cair da boca. E Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt parecem bastante preocupados. A capa da nova edição da revista “The New Yorker” estampa Donald Trump, o polêmico pré-candidato do Partido Republicano à Casa Branca, fazendo um inflamado discurso na TV, enquanto ex-presidentes americanos assistem incrédulos. Desenhada pelo ilustrador Barry Blitt, a capa se chama “Bad Reception” (Má Recepção).
É a segunda capa com o tema “candidato Trump” que Blitt e a “The New Yorker” criaram desde a entrada do empresário novaiorquino na corrida à Casa Branca. A primeira, em julho de 2015, foi batizada de “Belly Flop” (Mergulhando de Barriga) e mostrava Trump pulando numa piscina, enquanto o ex-governador da Flórida Jeb Bush, o governador de Nova Jersey Chris Christie, os senadores pela Flórida Marco Rubio e pelo Kentucky Randy Paul, alguns de seus oponentes na corrida presidencial, tentavam se proteger do grande “splash”.
Em 2011, antes da corrida presidencial, Blitt também criou 12 cartoons (seleção abaixo) ironizando a megalomania do empresário, com ele aparecendo como Miley Cyrus no video “Wrecking Ball”, na cédula de dólar ou fazendo um duplo selfie . Sobre os discursos do candidato, o ilustrador Blitt disse: “Trump nunca falha em criar horas de assombros de deixarem a boca aberta”.