NY reage aos ataques de hoje à noite em Paris
Em solidariedade aos ataques terroristas em Paris, o famoso Empire State Building apagou as luzes de sua torre às 22h (1h da manhã no horário de Brasília). A iluminação da torre é apagada diariamente somente às 2h da manhã.
O prefeito de Nova York Bill de Blasio e o governador do estado Andrew Cuomo tuítaram mensagens de apoio aos franceses. “Em nome de todos os novaiorquinos, nossos pensamentos e orações estão com aqueles impactados pelos trágicos e insensatos ataques em Paris”, tuítou o governador.
Moradores da região do Upper East Side deixaram flores e velas de sete dias na frente do consulado francês, na Quinta Avenida. O consulado está sob intensa proteção da polícia de NY.
Também sob esquema extraordinário de proteção da polícia estão estações de metrô de grande movimento como a Grand Central, Penn Station e Times Square, todas as pontes, tunéis de acesso à cidade e o prédio One World Trade Center (a iluminação de sua gigantesca antena ganhou as cores da bandeira francesa).
A polícia de Nova York destaca 1600 policiais para situações desse tipo. Metade desse número são de policiais especialmente treinados para reagir contra ameaças terroristas.
Na praça Union Square, próxima a Universidade de Nova York, estudantes franceses em intercâmbio na cidade se reuniram e cantaram o hino nacional da França.
A rede NBC, que exibe o talk show apresentado pelo comediante Jimmy Fallon, colocou uma mensagem antes de o programa ir ao ar ontem no final da noite, chamando atenção para o fato de ele ter sido pré-gravado. Fallon entra em estúdio por volta das 16h. Outros talk shows noturnos, também gravados no meio da tarde, não reagiram.