Academia de Hollywood pré-seleciona desenho brasileiro para o Oscar
O premiado desenho animado brasileiro “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, foi um dos 16 filmes, entre produções americanas e internacionais, pré-selecionados por um comitê especial da Academia de Hollywood para disputar um das cinco vagas do Oscar da categoria. O anúncio oficial dessa pré-lista foi feito hoje. As indicações para o Oscar serão anunciadas no dia 14 de janeiro.
Entre os concorrentes de “O Menino e o Mundo” estão o bem recebido desenho de temática adulta “Anomalisa”, do cineasta Charlie Kaufman e Duke Johnson, apresentado no último Festival de Veneza; a produção francesa-filandesa “Os Moomins na Riviera”, a inglesa “Shaun, o Carneiro” e as japonesas “As Memórias de Marnie” e “The Boy and the Beast”.
Também vem do Japão o anime religioso “The Laws of the Universe – Part 0”. Outro a abordar religião é o filme francês produzido pela atriz Salma Hayek, “Kahlil Gibran’s The Prophet”.
Os títulos hollywoodianos incluem “Minions”, “O Bom Dinossauro”, “Cada Um na Sua Casa”, “Divertida Mente”, “Hotel Transilvânia 2” e “Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, o Filme”, esse último com fotografia do brasileiro Rodrigo Falcão.
Derivados de desenhos animados da TV estão duas produções, “Apenas um Show: O Filme”, da Cartoon Network; e “Bob Esponja – Um Herói Fora D’Água”, da Nickelodeon.