Revista aponta os 25 designers mais importantes do “carpete vermelho”
A revista The Hollywood Reporter lista, em sua edição desta semana, os 25 mais populares designers de moda do “carpete vermelho”. A seleção inclui Karl Lagerfeld (Chanel), Alexander Wang (ainda representando a grife Balenciaga, da qual ele se desligou em julho), Francisco Costa (Calvin Klein), Giambattista Valli, Nicolas Ghesquiere (Louis Vuitton), Alber Elbaz (Lanvin), Tom Ford, Giorgio Armani e Ricardo Tisci (Givenchy).
A lista ainda conta com nomes de designers menos badalados como as inglesas Mary Katrantzou, que vestiu a atriz Kerry Washington quatro vezes este ano e a primeira-dama americana Michelle Obama, e Roksanda Ilincic, responsável pelo vestido de Sandra Bullock na premiere do desenho “Minions”, em Los Angeles.
Várias estrelas posaram para a revista ao lado de seus designers favoritos. Nicole Kidman, que está na capa da publicação, escolheu Alexander Wang. O vestido Balenciaga que ela usa, feito especialmente para o ensaio, foi despachado de Paris para Los Angeles, na manhã da sessão fotográfica. Outras estrelas que aparecem na edição são Katie Holmes com Zac Posen, que veste a atriz há 15 anos; Gwyneth Paltrow com a dupla Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri (Valentino), Blake Lively com Michael Kors, e Ruth Wilson com Peter Copping (Oscar de la Renta).
O brasileiro Francisco Costa explica que o “business” do carpete vermelho “é extremamente importante” para as grifes. O designer, que vestiu a atriz Lupita Nyong’o para a cerimônia do Oscar deste ano (em vestido recoberto por 6 mil pérolas, tido como um dos favoritos da cerimônia, e que, mais tarde, foi até roubado do quarto de hotel da atriz, para depois reaparecer), cita que os modelos mais influentes da história do Oscar foram criados pelos designers Bob Mackie para Cher, em 1986, e Arnold Scaasi para Barbra Streisand, em 1969.
Sobre vestir as celebridades para o carpete vermelho, o designer Karl Lagerfeld disse: “esse é trabalho para um guerreiro; isso não é para românticos molengas”.