Foto galeria: conheça a nova sede do Whitney Museum

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Vista do museu, a partir da beira do rio Hudson, no bairro do West Village. (Foto: Karin Jobst)
Vista do museu, a partir da beira do rio Hudson, no bairro do West Village. (Foto: Karin Jobst)
Frente do Whitney. (Foto: Nic Lehoux)
Frente do Whitney. (Foto: Nic Lehoux)
As galerias foram construídas num vão aberto, sem necessidade de colunas como os outros museus de Nova York. (Foto: Marcelo Bernardes)
As galerias foram construídas num vão aberto, sem necessidade de colunas como os outros museus de Nova York. (Foto: Marcelo Bernardes)
Instalação no oitavo andar do museu revela o rio Hudson ao fundo e também a companhia de saneamento básico da cidade. (Foto: Marcelo Bernardes)
Instalação no oitavo andar do museu revela o rio Hudson ao fundo e também a companhia de saneamento básico da cidade. (Foto: Marcelo Bernardes)
Na tarde de sábado, dia 18, o Whitney Museum passava por seus últimos retoques. (Foto: Marcelo Bernardes)
Na tarde de sábado, dia 18, o Whitney Museum passava por seus últimos retoques. (Foto: Marcelo Bernardes)
Acervo permanente do novo Whitney tem 22 mil obras. (Foto: Marcelo Bernardes)
Acervo permanente do novo Whitney tem 22 mil obras. (Foto: Marcelo Bernardes)
Hoje cedo, quando a imprensa foi permitida no prédio. Vista panorâmica da parte sul de Manhattan, a parti do oitavo andar do museu. (Foto: Marcelo Bernardes)
Hoje cedo, quando a imprensa foi permitida no prédio. Vista panorâmica da parte sul de Manhattan, a parti do oitavo andar do museu. (Foto: Marcelo Bernardes)
O arquiteto italiano Renzo Piano participa da coletiva para a imprensa no lobby do Whitney. "Do lado leste, o museu dialoga com a cidade de Nova York, do lado oeste, com o resto do mundo", ele disse. (Foto: Marcelo Bernardes)
O arquiteto italiano Renzo Piano participa da coletiva para a imprensa no lobby do Whitney. “Do lado leste, o museu dialoga com a cidade de Nova York, do lado oeste, com o resto do mundo”, ele disse. (Foto: Marcelo Bernardes)
We Don't Need Another Hero, da artista de New Jerséi Barbra Kruger, e os pósteres-protesto contra como Ronald Reagan lidou com a epidemia de Aids nos anos 80, feitos pelo texano David Moffett. (Foto: Marcelo Bernardes)
We Don’t Need Another Hero, da artista de New Jerséi Barbra Kruger, e os pôsteres-protesto contra como Ronald Reagan lidou com a epidemia de Aids nos anos 80, feitos pelo texano David Moffett. (Foto: Marcelo Bernardes)
Vista para o norte de Manhattan. (Foto: Marcelo Bernardes)
Vista para o norte de Manhattan. (Foto: Marcelo Bernardes)
Sala de restauração de obras do museu, com vista para o píer que vai abrigar um grande centro de comércio chique, galerias de arte e restaurantes, mas sem vínculo com o Whitney (Foto: Marcelo Bernardes)
Sala de restauração de obras do museu, com vista para o píer que vai abrigar um grande centro de comércio chique, galerias de arte e restaurantes, mas sem vínculo com o Whitney (Foto: Marcelo Bernardes)
Obra de Edward Hopper na sala de restauração do Whitney. (Foto: Marcelo Bernardes)
Obra de Edward Hopper na sala de restauração do Whitney. (Foto: Marcelo Bernardes)
The Seasons, tela de Lee Krasner, mulher de Jackson Pollock. (Foto: Marcelo Bernardes)
The Seasons, tela de Lee Krasner, mulher de Jackson Pollock. (Foto: Marcelo Bernardes)
Bar-lanchonete no lobby do Whitney. (Foto: Marcelo Bernardes)
Bar-lanchonete no lobby do Whitney. (Foto: Marcelo Bernardes)
Hoppers bem diferentes: desenhos de nus feitos pelo artista, quando estudava com Gertrude Stein, na rua 8, a poucos quarteirões da atual sede do Whitney, entre 1920 e 1925. (Foto: Marcelo Bernardes)
Hoppers bem diferentes: desenhos de nus feitos pelo artista, quando estudava com Gertrude Stein, na rua 8, a poucos quarteirões da atual sede do Whitney, entre 1920 e 1925. (Foto: Marcelo Bernardes)