Trump cria ‘conflito de incesto’ ao contratar filha, diz apresentador

Por Marcelo Bernardes

Vários apresentadores dos talk shows noturnos da TV americana zombaram do fato de Ivanka Trump estar ganhando um escritório no segundo andar da Casa Branca, e assumindo posição mais formal dentro do governo do pai, o presidente Donald Trump. “Trata-se de conflito de incesto”, disse o apresentador Trevor Noah, do programa “The Daily Show”, exibido ontem (21).

Em janeiro, Ivanka negou que tinha planos de exercer qualquer função dentro da atual administração americana. “Ivanka Trump vai ter um escritório na Casa Branca?”, indagou Seth Meyers, do “Late Night”. “Mais inacreditável que isso, é o fato que Donald Trump tem um também!”

O advogado de Ivanka, Jamie Gorelick, confirmou ao site “Politico”, que sua cliente será “os olhos e ouvidos” do pai. Embora ela não vai ter salário e a posição não será oficial, Ivanka terá acesso a material confidencial, sendo submetida às mesmas normas de investigação aplicadas a outros assessores da Casa Branca, quando eles assumem um trabalho remunerado na sede do governo americano.

Na sexta-feira (17), ela irritou muita gente em Washington, ao sentar-se ao lado de Angela Merkel, durante a visita da chanceler alemã à Casa Branca. “Ivanka vai poder usar dos 20 anos de experiência em questões de política interna e internacional que ela adquiriu vendendo sandálias na (loja) Nordstrom”, disse Jimmy Kimmel, do talk show “Jimmy Kimmel Live”. E o apresentador acrescentou: “A maioria das empresas não permite nem que os funcionários levem a filha para o escritório a fim de vender biscoitos para arrecadar dinheiro para o grupo de escoteiras”.

O inglês James Corden, que comanda o “The Late Late Show”, disse ter “ficado feliz” ao saber que Ivanka será “os olhos e ouvidos” do pai. “Agora é torcer para ela também ser a boca e os dedos ‘tuiteiros’ de Trump”. Corden opinou sobre a verdadeira função de Ivanka. “Basicamente ela vai ficar andando pela Casa Branca e dizendo: ‘chega disso! Vou contar pro meu pai’”.

Mas a melhor teoria vem de Kimmel.  “Suspeito que eles a colocaram no segundo andar da Casa Branca, próxima do Salão Oval, pois assim alguém pode correr para lá e pegá-la, caso o pai decida atacar alguma coisa com armas nucleares. Ela poderá ser a única que o pai vai escutar”.