Campanha é criada para manter ‘Garota Destemida’ em Wall Street

Por Marcelo Bernardes

Dezenas de garotas pegam o metrô com destino à ponta sul de Manhattan só para vê-la. Aproveitando o símbolo de empoderamento feminino que ela impôs em tão curto tempo, fazem selfies que propagam a mensagem. Na segunda-feira (13), durante uma tempestade de neve, alguém a cobriu com um guarda-chuva com as cores do arco-íris (fotos acima são da rede ABC7News). Afinal de contas, ela só usa um vestidinho que lhe bate nos joelhos.

Grupo de garotas posa ao lado da Fearless Girl na manhã de hoje (18). (Foto: Marcelo Bernardes)

Um engraçadinho de terno e gravata – com panca de corretor de mercado financeiro – recentemente tentou roçar sua virilha contra o ombro dela. Assim que a foto viralizou nas redes sociais, a primeira-dama de Nova York, Chirlane McCray, protestou, chamando a brincadeira de “nada engraçada”.

A estátua de bronze da Fearless Girl (Garota Destemida) é uma das mais quentes atrações turísticas de Nova York. Com apenas 1m20 de altura, a menina com rabo de cavalo aparece desafiadora, peito estufado, mãos na cintura, na frente da famosa estátua do touro de 3.200 quilos, com grandes colhões, criada em 1989 pelo escultor ítalo-americano Arturo Di Modica e, desde então, símbolo de Wall Street.

Placa aos pés da Fearless Girl diz “conscientize-se sobre o poder das mulheres na liderança”. (Foto: Marcelo Bernardes)

A garota foi colocada ali por seus criadores – o grupo de investimentos State Street Global Advisors e a escultora Kirsten Visbal, na véspera (7) do dia internacional da mulher, para protestar contra a falta da presença feminina no topo da liderança das grandes empresas. Deveria ter ficado no local por apenas sete dias. Mas o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, ao ser briefado da peregrinação de turistas ao local e o sucesso da ocasião nas redes sociais (incluindo tuítes, fotos ou outros posts feitos por políticos, empresários e atrizes de Hollywood), estendeu a permanência da garota no local até o dia 2 de abril.

 

A Fearless Girl é uma das atrações turísticas mais quentes de NY no momento. (Foto: Marcelo Bernardes)

Agora, dois abaixo-assinados, um deles organizado pelo change.org, já acumulam milhares de assinaturas. E eles estão próximos de atingirem a cota necessária para pressionar o prefeito de Blasio a deixar a garota no local, em caráter permanente. “A significância da igualdade feminina não é uma questão temporária, devendo ser limitada a um dia, uma semana, ou um mês”, diz a petição.

Enquanto seu futuro físico ainda é incerto, a fama da Fearless Girl pelo menos ficará para sempre registrada na internet. Ela já tem uma página na Wikipedia. E, a propósito, a escultora Visbal disse que a Fearless Girl foi inspirada em duas garotas: uma delas, uma latina de 9 anos de idade.

Engraçadinho que tentou esfregar a virilha contra a estátua irritou a primeira-dama de NY, Chirlane McCray . (Foto: Reprodução)

 

Peito estufado, rabo de cavalo e mãos na cintura. A Fearless Girl tem 1m20 de altura e muito poder. (Foto: Marcelo Bernardes)