Canção de filme sobre Pelé pode concorrer ao Oscar

Por Marcelo Bernardes

A canção “Ginga”, escrita pelo músico indiano A.R. Rahman e com vocais da cantora santista radicada nos EUA, Anna Beatriz, está na disputa para uma das cinco vagas do Oscar da categoria. A Academia de Hollywood anunciou hoje (13) o nome das 91 canções elegíveis para o prêmio.

“Ginga” faz parte da trilha sonora do filme “Pelé – O Nascimento de uma Lenda”, biografia do craque que vai desde sua infância até o título da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, quando ele tinha 17 anos. Pelé é interpretado pelos atores Kevin de Paula e o garoto Leonardo Lima Carvalho. Rahman também pode disputar o Oscar pela trilha sonora do filme.

Em 2009, o músico Rahman venceu dois Oscars (melhor canção e trilha sonora) pelo filme “Quem Quer Ser um Milionário?”, dirigido por Danny Boyle.

Entre os músicos que podem concorrer ao próximo Oscar estão Pink (por canção do filme “Alice Através do Espelho), Ellie Goulding (“O Bebê de Bridget Jones”), Sia (pelos filmes “The Eagle Huntress” e “Demônio de Neon”), Iggy Pop (“Ouro e Cobiça”), Pharrell Williams (“Estrelas Além do Tempo”), Adam Levine (“Sing Street”), Peter Gabriel (“Snowden – Herói ou Traidor”), Shakira (“Zootopia – Essa Cidade É Bicho”), e Justin Timberlake (“Trolls”). Também no páreo estão o ator e diretor Clint Eastwood e a escritora J.K. Rowling por terem co-escrito canções respectivamente para os filmes “Sully – O Herói do Rio Hudson” e “Animais Fantásticos e Onde Eles Habitam”.