Teens elegem “straight fire” como o novo “Netflix and chill”

Por Marcelo Bernardes

Aviso para aqueles que usam a expressão “Netflix & Chill” para designar “transar”. Ela ainda é cool, siga em frente, mas o mesmo não pode ser dito de “Bae” – usada como alternativa para namorada(o), e “YOLO”, acrônimo para “You Only Leave Once” (Você apenas vive uma vez) que significa “aproveitando o máximo” e foi cunhada pelo rapper Drake.

Desde que começou a ser citada regularmente no programa de TV da apresentadora Ellen DeGeneres e usada em tweets de companhias como a cadeia de lanchonetes Burger King, “Bae” se tornou “poison” (veneno) por entre os jovens. Ou como até a prestigiada revista “The Atlantic” sentenciou: “doomed” (arruinada). O mesmo destino foi reservado a YOLO. Saturada na mídia social e nos salões de tatuagens (o ator Zac Efron tem um YOLO tatuado na mão), a expressão ficou ultrapassada e Drake chegou até a se desculpar no programa humorístico “Saturday Night Live”.  Quem ainda usa essas expressões é considerado “basic” (básico), a gíria atual para designar pessoas cafonas e sem gosto.

Para comentar as gírias e expressões mais “cool” do momento, o programa “Today”, da rede NBC, reuniu um grupo de adolescentes para explicar o que não é #basic. Cool, à propósito, é bem “cinco minutos atrás”.  “Lit” é a nova expressão que funciona como substituto para “cool”, “rad” e “awesome” (radical/incrível). Deve ser usada assim: “Essa festa foi super lit” ou “aquele cara é lit total”. Por falar em “hot”, especialmente no sentido carnal ou para designar coisas e situações acima da média, a expressão do momento é “straight fire”. Outras similares? “Straight poppin'” (arrebentando) ou “iconic” (icônico).

Para designar os amigos mais queridos, a gíria da vez é “Fam” (de família). Não confundir com a expressão criada pela cantora Taylor Swift e ainda válida: “Squad Goals” (algo como esquadrão de realizadores), usada para apontar aquela turma que faz acontecer e que você acredita ser bem melhor que a sua.

Para quem acorda de mau humor, o termo é “salty” (de salgado). Para que está “ligado” com o que se passa no mundo, a palavra correta é “woke” (acordado).

Dica para quem se acha moderninho, iniciando conversa ou sms com um “sup” (versão condensada de”what’s up”/o que rola). Lit agora é “suh”.

Como em…

Suh, dude, apenas uma letra foi trocada para não ser mais basic.