Três brasileiros são indicados para o “Oscar independente”

Por Marcelo Bernardes

O filme “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, foi indicado para o Independent Spirit Awards, prêmio conhecido como o Oscar do cinema independente americano, na categoria de melhor filme internacional. A produção estrelada por Sonia Braga concorre com os filmes “Chevalier” (Grécia); “Três Lembranças de Minha Juventude” (França), “Sob as Sombras” (Irã/Inglaterra) e “Toni Erdmann” (Alemanha). As indicações foram anunciadas na manhã de hoje (22) em Los Angeles.

Filme de Kleber Mendonça Filho foi um dos cinco indicados para o prêmio de melhor produção internacional. (Foto: Divulgação)
Filme de Kleber Mendonça Filho foi um dos cinco indicados para o prêmio de melhor produção internacional. (Foto: Divulgação)

Além de Mendonça Filho, dois outros brasileiros foram indicados ao Spirit: o produtor Rodrigo Teixeira, pelo longa “A Bruxa”, na categoria filme de estreia; e o roteirista Mauricio Zacharias (juntamente com o diretor Ira Sachs) na categoria de melhor roteiro pelo filme “Melhores Amigos”.

Rpdrigo
Rodrigo Teixeira foi indicado na categoria de melhor filme de estreia (“A Bruxa”) e Mauricio Zacharias na de melhor roteiro (“Melhores Amigos”). (Foto: Divulgação)

O ultra-cultuado filme de terror “A Bruxa”, dirigido por Robert Eggers e produzido por Teixeira, concorre na categoria de melhor filme de estreia com “The Childhood of a Leader”, “The Fits”, “Other People” e “Swiss Army Man”, este último um dos filmes favoritos de Francis Ford Coppola, como o cineasta revelou recentemente ao “The New York Times”.

Zacharias e Ira Sachs concorrem, na categoria de melhor roteiro, com os filmes “Moonlight”, “Manchester à Beira-Mar”, “A Qualquer Custo”, e “20th Century Women”.

Na categoria de melhor filme do ano, os indicados foram: “Moonlight”, “Jackie”, “Manchester à Beira-Mar”, “Chronic” e “American Honey”.

Duas cineastas foram indicadas na categoria de melhor diretor: a inglesa Andrea Arnold por “American Honey” e a americana Kelly Reichardt por “Certas Mulheres”. Elas concorrem com o chileno Pablo Larraín (“Jackie) e os americanos Jeff Nichols (“Loving”) e Barry Jenkins (“Moonlight”).

Na categoria de melhor atriz, as indicadas foram: Annette Bening (“20th Century Women”), Natalie Portman (“Jackie”), Ruth Negga (“Loving), Isabelle Huppert (“Elle”) e “Sasha Lane” (American Honey). Bening vem sendo saudada como a favorita para o Oscar de melhor atriz. Ela concorreu quatro vezes ao prêmio e nunca venceu.

Spirit Awards confirma que, na categoria de melhor ator, o ano é de Casey Affleck, irmão do ator e diretor Ben Affleck. (Foto: Divulgação)
O Spirit Awards confirma que, na categoria de melhor ator, o ano é de Casey Affleck, irmão do ator e diretor Ben Affleck. (Foto: Divulgação)

Entre os selecionados para o prêmio de melhor ator estão: Casey Affleck (“Manchester à Beira-Mar”), Viggo Mortensen (“Capitão Fantástico”), Jesse Plemons (“Other People”), Tim Roth (“Chronic”) e David Harewood (“Free in Deed”). Affleck é o franco-favorito ao Oscar de melhor ator por sua interpretação em “Manchester à Beira-Mar”. Também poderá ser o segundo ator do clã Affleck a vencer o Oscar. Seu irmão, Ben Affleck, venceu dois Oscars, pelo roteiro de “O Gênio Indomável” (1998) e por melhor filme, “Argo”, em 2013.

A cerimônia de entrega do Spirit Awards acontece no dia 25 de fevereiro de 2017, véspera da transmissão do Oscar.