Músico paulista pode concorrer ao Oscar por filme de Denzel Washington

Por Marcelo Bernardes

O compositor paulista Marcelo Zarvos tem chances de se tornar um dos cinco finalistas na categoria de melhor trilha sonora do prêmio Oscar. Incentivo não falta. Na semana passada, o estúdio de cinema Paramount deu início à uma dispendiosa campanha (ver anúncio acima) para o último trabalho do músico brasileiro no cinema americano, o filme “Fences”, dirigido e estrelado por Denzel Washington.

O músico Marcelo Zarvos: chances de conquistar primeira indicação para o Oscar. (Foto: Reprodução)
Zarvos: chances de conquistar primeira indicação para o Oscar. (Foto: Reprodução)

A campanha do estúdio Paramount visa a temporada de premiações do cinema americano e, em especial, o Oscar, pedindo que os membros da Academia considerem Washington nas categorias de melhor filme (ele também produz o filme), diretor e ator; Viola Davis como melhor atriz; Zarvos na categoria de melhor trilha original; e até uma indicação póstuma ao premiadíssimo dramaturgo americano August Wilson, que morreu em 2005, aos 60 anos, deixando a adaptação para o cinema de seu próprio texto pronta.

Anúncio do filme "Fences" no jornal New York Times de domingo. Filme estreia nos EUA no dia de Natal. (Foto: Reprodução)
Anúncio do filme “Fences” no jornal New York Times de domingo. Filme estreia nos EUA no dia de Natal. (Foto: Reprodução)

Ambientada nos anos 50, “Fences” conta a história de Troy Maxon (Washington), um lixeiro que é atormentado pelo sonho irrealizado de se tornar um astro do beisebol, interrompido por um crime que ele acidentalmente cometeu durante um roubo. A peça, a sexta do “Ciclo de Pittsburgh”, série de dez textos que August Wilson criou para discutir temas da vida negra americana contemporânea, venceu o prêmio Pulitzer em 1987.

Em 2010, Washington e Viola Davis participaram do último revival da peça na Broadway. Ambos venceram o Tony, o Oscar do teatro. Zarvos é o responsável pela trilha sonora de três séries de sucesso atualmente nos EUA: “Ray Donovan”, “The Affair” e “One Mississippi”, essa última produzida pelo Amazon Studios. No cinema, o paulista compôs para os filmes “O Bom Pastor”, de Robert De Niro, e “Provocação”, baseado em livro de John Irving.

“Fences” estreia no dia 25 de dezembro nos Estados Unidos e chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2017.