‘Aquarius’ estreia em Nova York com sessão lotada

Por Marcelo Bernardes

Numa das melhores cenas do filme “Aquarius”, a personagem Clara, interpretada por Sonia Braga, discute a memória física dos objetos, segurando uma cópia do álbum “Double Fantasy”, e tirando de dentro do disco uma cópia de um artigo do jornal “Los Angeles Times” escrito uma semana antes do assassinato de John Lennon.

Mais uma coincidência para a cena escrita pelo diretor Kleber Mendonça Filho. A premiere americana de “Aquarius”, na noite de hoje (9), divide o mesmo dia em que Lennon, caso estivesse vivo, estaria comemorando 76 anos. E a sessão do filme foi realizada num cinema a poucos quarteirões de distância do edifício Dakota, onde Lennon foi assassinado por Mark David Chapman, em dezembro de 1980.

A atriz Sonia Braga, o diretor Kléber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux na premiere de "Aquarius" em Nova York. (Foto: Marcelo Bernardes)
A atriz Sonia Braga, o diretor Kléber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux na premiere de “Aquarius” em Nova York. (Foto: Marcelo Bernardes)

Com ingressos esgotados há duas semanas, “Aquarius” é uma das atrações da 54a. edição do Festival de Nova York. A primeira sessão do filme aconteceu na mesma noite do debate presidencial entre o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton. Mas mesmo assim, as 1.086 poltronas do cinema Alice Tully Hall estavam praticamente tomadas. Mendonça Filho e Sonia Braga apresentaram o filme para o público e foram bastante aplaudidos.

Em seu discurso de apresentação, Mendonça Filho dedicou a sessão à Jetty Jansen, curadora da famosa mostra “New Directors, New Films”, do Museu MoMA, que morreu de câncer no ano passado. Ele foi bastante aplaudido pelo público. O primeiro filme de Mendonça Filho, “O Som ao Redor”, foi exibido na mostra do MoMA em 2012.

No final da sessão do filme, um protesto contra o presidente Michel Temer irrompeu na sala Alice Tully Hall.

Na sexta-feira (14), ”Aquarius” estreia oficialmente no circuito americano, em cinemas da Califórnia, Nova York, Massachussets e Maryland.

Anúncio do filme "Aquarius", que estreia oficialmente sexta (14) nos EUA, publicado hoje no jornal "The New York Times". (Foto: Reprodução)
Anúncio do filme “Aquarius”, que estreia oficialmente sexta (14) nos EUA, publicado hoje no jornal “The New York Times”. (Foto: Reprodução)