Piadas dos talk shows sobre a Rio-2016 ficam mais sarcásticas

Por Marcelo Bernardes

TDonald Trump, o candidato republicano à Casa Branca, continua a ser o tema principal das piadas contadas nos monólogos de abertura dos apresentadores dos talk shows da TV americana. Mas a proximidade da abertura da Rio-2016 também foi transformada em prato principal das sátiras. E, na noite de quarta (3), elas ganharam um toque ainda mais sarcástico.

No quadro “tiozinho tentando explicar as novas gírias propagadas pelos adolescentes”, o apresentador Seth Meyers, do “Late Night”, da rede NBC, explica a seu público o significado da expressão “Olimpíadas do Rio”. O substantivo, segundo ele, é “usado quando você tem um prazo de entrega se aproximando e ainda nem começou a trabalhar nele”. Como exemplo de como se usar a “gíria” numa frase, Meyers diz: “Minha dissertação escolar está uma verdadeira ‘olimpíadas do Rio’. Tenho que entregar amanhã e ainda nem comecei a fazer a pesquisa. Acho que vou ligar para o professor e dizer que contrai o vírus da zika.”

O apresentador Seth Meyers, do "Late Show, da rede NBC, explica o que significa a nova gíria "olimpíadas do Rio". (Foto: Reprodução)
O apresentador Seth Meyers, do “Late Show, da rede NBC, explica o que significa a nova gíria “olimpíadas do Rio”. (Foto: Reprodução)

Jimmy Kimmel, apresentador do “Jimmy Kimmel Live”, da rede ABC, abriu seu programa comparando Hollywood com o Rio de Janeiro. “Gravamos nosso programa (num auditório) no Hollywood Boulevard. Vocês na plateia muito bem sabem que esse é um lugar ‘sujo’. Poluição, carros, caminhões, (pessoas vestidas como) superheróis sem higiene vagando pelas calçadas. Nós temos o Hooters (restaurante em que as garçonetes usam shorts curtíssimos e camisetas coladas ao corpo). É nojento. Mas, mesmo com todas essas coisas desagradáveis, esse buraco que a gente chama de Hollywood é puro e fresco como os Alpes Suíços se o compararmos com o Rio de Janeiro de agora”.

Kimmel, então, cita os problemas de poluição nas águas e no ar, criminalidade e o vírus da zika. “Esses atletas deveriam ganhar uma medalha apenas por embarcarem num avião e conseguirem voltar para casa”.

O apresentador diz que sente “falta do Rio dos anos 80”, quando a cidade “dançava na areia como um rio vazando sinuosamente por uma área de terra árida”. Kimmel conclui o tema Rio-2016 de suas piadas dizendo que adora as Olimpíadas e que costuma acompanhá-las na TV. “E, a cada quatro anos, descubro um novo lugar que eu jamais gostaria de visitar.”

Jimmy Fallon, do “The Tonight Show”, da rede NBC, disse a seu público que o slogan da Rio-2016 é “Viva Sua Paixão”, mas que outro chegou a ser cogitado. O slogan “descartado” foi: “Venham para a competição. Fiquem aqui porque vocês estão em quarentena”. “O slogan escolhido é muito mais cativante”, brincou Fallon.

Jimmy Fallon, do "The Tonight Show", da rede NBC, revela o slogan "descartado" da Rio-2016. "Venham para competição. Fiquem porque vocês estão em quarentena". (Foto: Reprodução)
Jimmy Fallon, do “The Tonight Show”, da rede NBC, revela o slogan “descartado” da Rio-2016. (Foto: Reprodução)

Para terminar as piadas, Fallon citou o fato de o nadador americano Ryan Lochte ter descolorido os cabelos (à la Lionel Messi) para as Olimpíadas. “Ele não fez de propósito”, disse Fallon. “Ele foi tomar um banho no Rio e ficou daquele jeito”.