Donald Trump vira Darth Vader em capa de revista

Por Marcelo Bernardes

Donald Trump, candidato do partido Republicano à Casa Branca, aparece como Darth Vader, e sua oponente, a democrata Hillary Clinton, segurando uma bandeira americana em vez do sabre de luz, é caracterizada como Luke Skywalker na capa da edição desta semana da revista The Hollywood Reporter.

A ilustração de Kyle Hilton para a revista The Hollywood Reporter ainda tem Shonda Rhymes com a Princesa Leia, o produtor Jeffrey Katzenberg como c-3PO e a atriz Lena Dunham como R2-D2. (Foto: Reprodução)
A ilustração de Kyle Hilton para a revista The Hollywood Reporter ainda tem Shonda Rhymes (como Princesa Leia), o produtor Jeffrey Katzenberg (C-3PO) e a atriz Lena Dunham como (R2-D2). (Foto: Reprodução)

A reportagem de capa, sob o título “Hillary Contra-Ataca”, faz um balanço das convenções dos partidos Republicano e Democrata, realizadas respectivamente nas cidades de Cleveland e Filadélfia no mês passado, e como a indústria de entretenimento americana vem ajudando os dois candidatos. A “mãozinha” de Hollywood é especialmente sentida em relação à Hillary Clinton, candidata que contou com apoio “all-star” na convenção de seu partido, incluindo discursos dos atores Tony Goldwin, Elizabeth Banks, America Ferrera, Lena Dunham, Sarah Silverman; vídeos do cineasta J.J. Abrams e da produtora de TV Shonda Rhimes; e participação das cantoras Katy Perry e Alicia Keys. Donald Trump, por sua vez, só foi apoiado na convenção republicana pelo ator Jon Voight (papai de Angelina Jolie), Willie Robertson, famoso pelo reality show de TV “Duck Dynasty”, e os atores do escalão C, Antonio Sábato Jr. e Scott Baio.

A capa da Hollywood Reporter ainda mostra Shonda Rhimes como a Princesa Leia, o produtor Jeffrey Katzenberg como C-3PO e Lena Dunham – aparecendo topless com uma tarja com jargão #imwithher (estou com ela) da campanha de Clinton tapando seus seios – como o robôzinho R2-D2.

Embora o título da capa da HR remeta ao “Império Contra-Ataca”, segundo filme da cinessérie “Star Wars”, a ilustração do artista Kyle Hilton faz uma homenagem ao pôster original de “Guerra nas Estrelas”, criado pelo famoso diretor de arte norte-americano de descendência chinesa Tom Jung, em 1977. Ao ser selecionado para criar o pôster original de “Star Wars”, Jung recebeu de George Lucas e os executivos do estúdio Fox, distribuidores do filme na época, a orientação de que o pôster deveria seguir o tema de “o bem sobre o mal”.

O pôster original de "Star Wars", de 1977, criado pelo diretor de arte Tom Jung. (Foto: Reprodução)
O pôster original de “Star Wars”, de 1977, criado pelo diretor de arte Tom Jung. (Foto: Reprodução)