Parada LGBT de NY ganha segurança redobrada e “furgão gay”

Por Marcelo Bernardes

Com muito sol, temperatura acima dos 30 celsius e ênfase numa demonstração mais politizada, a Parada Gay de Nova York, que acontece domingo (26), promete atrair um número recorde de participantes, bem acima do 1.5 milhão estimado pela prefeitura da cidade.

Por conta do massacre ocorrido num clube gay da cidade de Orlando há duas semanas, o NYPD (Departamento de Polícia de Nova York) vai destacar segurança redobrada como uma “forma de precaução”. “Quando celebramos o orgulho gay (na cidade), a gente faz com muita paixão. Mas este ano, por causa de Orlando, nós temos uma obrigação com todo o país em mostrar o que o orgulho gay e a inclusão são”, disse o prefeito Bill de Blasio em coletiva conduzida juntamente com o chefe da polícia, William Bratton.

A dupla também apresentou o primeiro “furgão gay” da cidade, criado especialmente para o evento. O SUV, da marca Ford, tem um decalque em forma de coração e com as cores do arco-íris da bandeira LGBT, além da frase “nosso coração fica com a cidade de Orlando” afixada no vidro traseiro do veículo. A sigla NYPD que, nos carros normais é azul, vem também na versão “arco-íris”, assim como as sirenes, uma de cada cor.

O SUV especial criado pela Ford para a Parada Gay de NY.  (Foto: NYPD)
O SUV especial criado pela Ford para a Parada Gay de NY. (Foto: NYPD)

Durante a coletiva de imprensa, um repórter perguntou a Bratton se a polícia de Nova York deve um pedido de desculpas para a comunidade LGBT por conta dos levantes gays contra a polícia da cidade que invadiu o bar Stonewall, no bairro do Greenwich Village, em 1969. Várias noites de conflitos acabaram resultando na criação do movimento de libertação gay no país. “Acho que não”, respondeu Bratton. “Muita coisa positiva brotou daquela terrível experiência. Todas as mudanças na polícia da cidade, em efeito desde então, constituíram isso”.

Bratton disse que não existe, até o momento, nenhuma ameaça crível de terrorismo contra a Parada Gay deste ano. A Parada Gay começa ao meio-dia de domingo (26).