Nancy Reagan detestou o filme “O Beijo da Mulher Aranha”

Por Marcelo Bernardes

Um filme que a ex-primeira-dama Nancy Reagan, que morreu neste domingo (6), aos 94 anos, odiou: “O Beijo da Mulher Aranha”, co-produção brasileira dirigida por Héctor Babenco e estrelada por William Hurt, Raul Julia e Sonia Braga. Nancy e o presidente Ronald Reagan tiveram problemas com as cenas de homossexualismo do filme.

Ronald Reagan com seu secretário de imprensa Mike Deaver.  Reagan e a primeira-dama Nancy odiaram o filme "O Beijo da Mulher Aranha", recomendado por Deaver.
Ronald Reagan com seu secretário de imprensa Mike Deaver. Reagan e a primeira-dama Nancy odiaram o filme “O Beijo da Mulher Aranha”, recomendado por Deaver.

Em 1985, Mike Deaver (1938-2007), secretário de imprensa da administração Ronald Reagan, despachou para Camp David, a casa numa base militar de Maryland que serve de residência de descanso para a Presidência americana, uma cópia do filme para o presidente Reagan e Nancy assistirem durante o final de semana. Deaver havia ficado impressionado com essa adaptação cinematográfica do livro do escritor argentino Manuel Puig e a interpretação do elenco.

Em sua biografia “Behind the Scenes”, lançada nos Estados Unidos em 1988, Deaver revela que ficou surpreso quando, na segunda-feira, de volta à Casa Branca, uma “quase esbaforida” Nancy Reagan o procurou para reclamar da sugestão cinematográfica. “Mike, como você pôde nos indicar esse filme? O filme é muito ruim. Paramos de assisti-lo na metade,” disse Nancy. Deaver tentou contra-argumentar com a ex-primeira dama dizendo que “assim que você ‘atravessa’ o tema, o filme é incrível”. Nancy, então, retrucou: “E como é que você pode ‘atravessar’ aquilo?”