Jornais da TV americana ignoram crise política no Brasil

Por Marcelo Bernardes

Os três mais importantes noticiários nacionais da TV americana – o “ABC World News”, o “CBS Evening News” e o “NBC Nightly News” – ignoraram, em suas edições desta sexta (4), a crise política no Brasil, não noticiando a ação de busca e apreensão feita pela Polícia Federal na casa do ex-presidente Lula. A rede NBC, que detém os direitos exclusivos de transmissão das Olimpíadas do Rio para os Estados Unidos, sequer mencionou os novos desdobramentos da investigação Lava Jato em seu bloco de (notícias) “rapidinhas”.

A única grande reportagem internacional da noite, feita pela equipe da rede CBS, foi sobre o cessar-fogo na Síria, que continua em vigor desde o dia 27 de fevereiro.

Outras notícias desta sexta incluíram o baixo nível durante o debate dos pré-candidatos republicanos à Casa Branca na noite de quinta (3), a faca encontrada no quintal da casa do ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson e em poder da polícia de Los Angeles há anos e novas formas de inibir alergias de amendoim nas crianças. A rede CBS exibiu uma reportagem especial sobre uma fazendeira da cidade de Houston, no estado do Texas, que começou a sentir grande afeição por suas vacas, dando nomes e cantando músicas folk para elas, até chegar a decisão de transformar seu rancho-abatedouro num oásis vegetariano.