Tempestade Jonas pode virar a ‘Star Wars’ das nevascas de NY

Por Marcelo Bernardes

Foram necessários 20 dias para “Star Wars – O Despertar da Força” desbancar “Avatar”, do cineasta James Cameron, do posto de o filme de maior bilheteria de Hollywood. Em se tratando de supertempestades, a Jonas, que começou a cair no final da noite de sexta (22), pode se transformar na “Star Wars” das nevascas de Nova York e bater todos os recordes em pouco mais de 24 horas de ação. Ou pelo menos conquistar o posto de vice-campeã.

Até às 19h30 (22h30 horário de Brasília) deste sábado (23), Jonas está em terceiro lugar como a tempestade de inverno que mais despejou neve sobre a cidade de todos os tempos. No Central Park, onde é medido oficialmente os números da neve, um total de 63.7 centímetros de gelo já está acumulado no chão. Anteriormente, o posto de terceira maior tempestade de neve de NY pertencia à nevasca de março de 1888.

O título de a maior nevasca de Nova York ainda vai para fevereiro de 2006, quando a cidade recebeu 68.3 centímetros de neve. A segunda maior aconteceu nos anos 40. Em dezembro de 1947, 65.5 centímetros de neve foram registrados na cidade.