Lutador catarinense Fabiano Iha faz ponta em novo sitcom americano

Por Marcelo Bernardes

O ex-lutador catarinense Fabiano Iha, 45, da categoria peso-leve da UFC, trocou as participações que vinha fazendo em filmes sobre artes marciais por uma comédia de TV. No último domingo, 3, ele interpretou o personagem “brasileiro #2” em ponta “entrou-mudo-saiu-calado” no novo sitcom do canal Fox, “Cooper Barrett’s Guide To Surviving Life” (O guia de Cooper Barrett para sobreviver na vida). Fabiano é um de quatro amigos brutamontes que rouba uma TV gigante e tortura o personagem principal do seriado, interpretado pelo ator Jack Cutmore-Scott.

O lutador catarinense Fabiano Iha, em cena de "Cooper Barrett's Guide to Surving Life". (Foto: Reprodução)
O lutador catarinense Fabiano Iha, em cena de “Cooper Barrett’s Guide to Surving Life”. (Foto: Reprodução)

O sitcom criado por Jay Lacopo (do seriado “The Third Wheel”) é uma espécie de cruzamento sem muita originalidade entre as comédias de Hollywood “Se Beber, Não Case” e “Curtindo a Vida Adoidado”, a última um clássico dos anos 80 estrelada por Matthew Broderick. Na série, o personagem-título, que acabou de entrar na universidade, explica ao público-alvo do programa (menores de 30) suas lições nada ortodoxas de como atravessar as mais diferentes situações enfrentadas por um ex-colegial.

O elenco principal do sitcom: Justin Bartha e Jack Cutmore-Scott (Foto: Fox)
O elenco principal do sitcom: James Earl, Justin Bartha, Charlie Saxton e Jack Cutmore-Scott (Foto: Fox)

A turma de Cooper Barrett (“uma pequena enciclopédia de tiques de um sitcom ruim”, segundo o jornal “The New York Times”) é formada pelos amigos Neal (Charlie Saxton), um nerd virgem; Barry (James Earl), um negro gordinho e excêntrico; e Kelly (Meaghan Rath), a garota cool. Cooper também tem um irmão mais velho e rico, Josh (Justin Bartha, também ator de “Se Beber, Não Case”), que odeia a esposa, uma asiática mandona (Liza Lapira) e que esta grávida.

Fabiano Iha dorme com a mão na bola, em cena do seriado. Detalhe: a bandeira brasileiro como decoração da mesa de centro. (Foto: Reprodução)
Fabiano Iha dorme com a mão na bola, em cena do seriado. Detalhe: a bandeira brasileira como decoração da mesa de centro. (Foto: Reprodução)

No primeiro episódio do sitcom, Josh dá uma TV de 60 polegadas, última geração, para o irmão decorar seu novo “dormitório” universitário. Durante uma festa rave no apartamento, regada por bebidas alcóolicas e a droga ecstasy, o grupo de lutadores brasileiros da UFC rouba a TV. Ao descobrir onde os encrenqueiros moram, os jovens decidem reaver o aparelho. O plano dá errado e Cooper é sequestrado e torturado pelos brutamontes. O “brasileiro #1” é interpretado pelo lutador americano JC Llamas. Apesar das críticas ruins e da baixa audiência de estreia, a rede Fox está apostando no sitcom e garantiu a exibição de sete episódios. Iha deve, segundo o IMDB.com, fazer uma ponta no filme “Gleichschaltung”, produção B estrelada pela atriz Bai Ling.

Iha em cena de tortura do seriado. (Foto: Reprodução)
Iha em cena de tortura do seriado. (Foto: Reprodução)