Moradores da periferia de NY dão gorjetas mais generosas

Por Marcelo Bernardes

Residentes de alguns dos bairros mais abastados da ilha de Manhattan são os mais sovinas na hora de dar gorjeta para os entregadores de restaurantes. Segundo pesquisa conduzida pelo popular aplicativo de entrega de comida Seamless e da imobiliária StreetEasy, os mais generosos clientes são pessoas de classe média, que moram no Brooklyn e em partes mais periféricas da região do Queens.

Moradores do bairro Carnegie Hill, entre as ruas 86 e 96, no Upper West Side de Manhattan, e os dos Battery Park City, bairro vizinho ao prédio One World Trade Center, são os que dão as menores caixinhas, respectivamente 12.2% e 12.4% do valor total da entrega. Já em Greenpoint, Sunset Park, Bushwick, bairros do Brooklyn, e Woodside, no Queens, costumam dar gorjetas de  15% para cima. Outras regiões do Queens, como Astoria e Ridgewood, onde estão moradores de classe média baixa, fazem parte da lista das dez mais generosas de Nova York.

A pesquisa aponta que quanto mais alto é o valor do aluguel pago, mais pão duro o cliente é. No Upper East Side, a média de aluguel de um apartamento é de US$ 3 mil. Em Sunset Park, no Brooklyn, o preço cai para US$ 1.750. “As pessoas castigadas com aluguéis maiores, prestam atenção no orçamento reservado a todos os aspectos de suas vidas, incluindo despesas com comida e gorjetas”, explicou Alan Lightfeldt, analista da StreetEasy.