Veja como Malia e Sasha, filhas de Barack Obama, cresceram!

Por Marcelo Bernardes

O foco era para ser em Abe, o peru que Barack Obama perdoou nesta quarta-feira (25), mas as atenções foram voltadas mesmo para as filhas do presidente americano, Malia, 17, e Sasha, 14. Como elas espicharam!

Sasha, 14, e Malia, 17, ajudaram o pai, o presidente Barack Obama, na manhã de hoje, a perdoar dois perus. (Foto: Casa Branca)
Sasha, 14, e Malia, 17, ajudaram o pai, o presidente Barack Obama, na manhã de hoje, a perdoar dois perus, em tradicional cerimônia às vésperas do feriado de Ação de Graças. (Foto: Casa Branca)

As filhas de Barack e Michelle Obama participam da cerimônia de indulto a um peru desde 2009. A tradição da Casa Branca acontece há 68 anos, sempre às vésperas do feriado de Ação de Graças. “É difícil de acreditar que este é meu sétimo ano perdoando um peru. O tempo voa, mesmo que os perus, não”, zombou Obama, fazendo com que Sasha caísse na gargalhada. “Essa foi boa”, disse a garota ao pai, na frente de convidados e jornalistas.

Sasha e Malia na primeira cerimônia de indulto de um peru, em 2009. (Foto: Casa Branca)
Sasha e Malia na primeira cerimônia de indulto de um peru, em 2009. (Foto: Casa Branca)

A participação das filhas de Obama na cerimônia deste ano transcorreu sem maiores incidentes. No ano passado, elas foram envolvidas em certa polêmica, por usarem roupas agarradas e curtas no evento. Uma assessora de imprensa de um deputado do partido republicano pelo estado do Tennessee chegou a perder o emprego, após criticar, em sua conta no Facebook, a imagem das “primeiras-filhas” do país. “Tentem mostrar um pouco mais de classe”, escreveu a assessora em 2014. “Vistam-se como se vocês merecessem respeito, e não um lugar num bar”.

Este ano, Malia e Sasha optaram por peças de preços módicos da grife inglesa Topshop e da marca novaiorquina (e mais elitista) Alice + Olivia. Mas a predileção delas mesmo foi para a popular marca de roupas básicas American Apparel. Tanto a saia jeans, quanto o suéter creme de Sasha eram da American Apparel, assim como a camiseta listrada de Malia.

Trata-se de uma boa propaganda para a famosa marca de roupas que, no mês passado, pediu concordata após ser vitimada pela má economia e concorrência pesada das gigantes grifes européias Zara e H&M e da japonesa Uniqlo. A American Apparel também teve que lidar com publicidade indesejada gerada por acusações de assédio sexual contra Dov Charney, seu antigo presidente-executivo.

Obama indultou hoje o peru "Totus". (Foto: Casa Branca)
Obama indultou hoje o peru “Totus”. (Foto: Casa Branca)

Malia, que no próximo ano entra para a universidade, recentemente passou uma temporada em Nova York fazendo estágio na rede de TV a cabo HBO, e trabalhando atrás das câmeras em seriados da emissora como “Girls”, da atriz e roteirista Lena Dunham. Antes da “HBO”, Malia também fez estágio na rede aberta CBS, trabalhando na finada série de ficção-científica “Extant”, produzida e estrelada pela atriz Halle Berry.

Obama perdoou dois perus na cerimônia de hoje: Abe e Courage (Coragem). O presidente rebatizou Abe de “Totus”, sigla em inglês para Turkey of the United States (peru dos Estados Unidos). As duas aves, ambas da Califórnia, com 18 meses de vida e pesando 18 quilos, seguem agora para uma granja no estado da Virgínia, onde farão companhia à dupla Mac e Cheese, os indultados em 2014. Vale lembrar que cerca de 45 milhões de perus são abatidos todos os anos para atender a demanda do jantar de Ação de Graças.