Historiadores elegem as piores lições dadas pelo cinema

Por Marcelo Bernardes

Nota zero para os cineastas Mel Gibson, Oliver Stone e os estúdios Disney. Nota dez para Steven Spielberg e o diretor inglês Steve McQueen. Um total de 152 historiadores foram entrevistados pela revista “Smithsonian” com a tarefa de apontar os filmes que mais danos causam ao entendimento da história americana e mundial.

O polêmico filme mudo “O Nascimento de uma Nação”, de D.W. Griffith, sobre a Guerra Civil americana, é acusado de fazer um desserviço à história. Desde seu lançamento em 1915, o filme, considerado um clássico do cinema, sofre protestos por deturpar o comportamento dos negros (os personagens são interpretados por atores brancos que têm o rosto pintado) e ser favorável ao surgimento da organização racista Ku Klux Klan. Já “12 Anos de Escravidão”, de McQueen, vencedor do Oscar de melhor filme no ano passado, é, segundo a pesquisa, historicamente consistente, assim como dois trabalhos de Spielberg: “A Lista de Schindler” e “Lincoln”.

A atriz Lilian Gish em cena do clássico "O Nascimento de uma Nação", um dos piores filmes para os historiadores.
A atriz Lilian Gish em cena do clássico “O Nascimento de uma Nação”, um dos piores filmes para os historiadores. (Foto: Divulgação)

Entre os deturpadores de eventos reais, estão “JFK – A Pergunta que Não Quer Calar, a teoria conspiratória de Oliver Stone sobre o assassinato do presidente John Kennedy, e duas superproduções dirigidas por Mel Gibson: “O Patriota” e “Coração Valente”. Gibson também dubla a voz do explorador inglês John Smith em “Pocahontas”, desenho da Disney que distorce a história dos índios americanos.

Embora a pesquisa se concentre mais na parte negativa das adaptações de Hollywood, 71% dos historiadores entrevistados acreditam que os filmes aumentam o interesse das pessoas pela história.

Alguns resultados

A saga da índia americana Pocahontas foi bastante criticado por romantizar a história dela com o explorador inglês John Smith. (Foto: Divulgação)
A saga da índia americana Pocahontas foi bastante criticada por romantizar a história dela com o explorador inglês John Smith. (Foto: Divulgação)

 

Pior Filme Histórico

1. O Nascimento de uma Nação 36%

2. Pearl Harbor 16%

3. JFK – A Pergunta que Não Quer Calar 13%

4. Pocahontas 9%

5. Cleópatra 3%

6. Coração Valente 2%

 

O ator inglês Chiwetel Ejiofor em cena de "12 Anos de Escravidão", vencedor do Oscar de melhor filme no ano passado e aprovado pelos historiadores. (Foto: Divulgação)
O ator inglês Chiwetel Ejiofor em cena de “12 Anos de Escravidão”, vencedor do Oscar de melhor filme no ano passado e aprovado pelos historiadores. (Foto: Divulgação)

 

Melhor Filme Histórico

1. 12 Anos de Escravidão 28%

2. A Lista de Schindler 10%

3. Lincoln 8%

4. Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo 5%

5. Falcão Negro em Perigo 5%

Outro filme aprovado pelos historiadores: "Lincoln", de Steven Spielberg e com Daniel Day-Lewis no papel do 16o. presidente americano. (Foto: Divulgação)
Outro filme aprovado pelos historiadores: “Lincoln”, de Steven Spielberg e com Daniel Day-Lewis no papel do 16o. presidente americano. (Foto: Divulgação)

 

Filmes que causam impacto mais negativo para a compreensão da história

1. O Nascimento de uma Nação 37%

2. JFK – A Pergunta que Não Quer Calar 15%

3. Pocahontas 13%

4. O Patriota 5%

5. …E o Vento Levou 4%