Oscar de ‘Melhor Atriz’ já tem sete favoritas

Por Marcelo Bernardes

Quem são as atrizes mais cotadas para o Oscar deste ano? Segundo lista da revista “Entertainment Weekly”, são sete com maiores chances até o momento. Elas buscam uma das cinco vagas da categoria de Melhor Atriz.

Curiosidades? Todas são brancas. Uma vai comemorar 70 anos em fevereiro. Quatro têm idades entre 21 a 30 anos. Três nunca foram indicadas para o Oscar antes.

*

Em “Brooklyn”, sem data de lançamento no Brasil, a atriz novaiorquina Saoirse Ronan, indicada para o Oscar em 2008 por “Desejo e Reparação”, interpreta uma jovem irlandesa que imigra para os Estados Unidos na década de 50.  O filme estreou na quarta-feira em circuito americano, com críticas bem positivas.

Screen Shot 2015-11-07 at 12.36.50 PM

 

*

Outro filme passado na Nova York dos anos 50. Em “Carol”, Rooney Mara e Cate Blanchett interpretam lésbicas que vivem caso de amor proibido nesta adaptação de livro pouco conhecido da escritora Patricia Highsmith. Ambas as atrizes são protagonistas. Rooney chegou a vencer o prêmio de melhor atriz no último Festival de Cannes. Mas o estúdio americano do filme, para evitar que as duas trombem na categoria principal de atriz, e cancelem as chances de cada uma, rebaixou Rooney para a categoria de coadjuvante. Cate tem dois Oscars e seis indicações. Sua sétima é garantida. “Carol” estreia em janeiro no Brasil.

Screen Shot 2015-11-07 at 12.38.01 PM

 

*

Brie Larson, 26, vem sendo saudada como a favorita para levar o Oscar de melhor atriz. Em “O Quarto de Jack”, que estreia em fevereiro no Brasil, ela interpreta uma jovem mantida em cativeiro, com o filho pequeno, por cinco anos. Brie é mais conhecida por ter interpretado a irmã de Amy Schumer na comédia “Descompensada”.

Screen Shot 2015-11-07 at 12.42.58 PM

*

Em “Joy: O Nome do Sucesso”, com estreia prevista para janeiro no Brasil, Jennifer Lawrence caminha para sua quarta indicação para o Oscar. Ela já tem uma estatueta. Neste filme, Jennifer é dirigida pela terceira vez pelo diretor David O. Russell e interpreta uma jovem que trafega por quatro gerações: se transformando de adolescente sem ambição à uma matriarca que comanda grande empresa.

Screen Shot 2015-11-07 at 12.47.24 PM

 

*

Difícil de acreditar que a atriz inglesa Charlotte Rampling nunca foi indicada para o Oscar. Sua chance agora é por “45 Anos”, sobre uma mulher que organiza festa para celebrar mais de quatro décadas de casamento quando um segredo do passado do marido é revelado.

Screen Shot 2015-11-07 at 12.48.16 PM

*

Carey Mulligan parte para sua segunda indicação com o drama histórico “As Sufragistas”, que estreia na semana de Natal no Brasil. O filme lida com os primórdios do movimento feminista. Na virada do século 20, grupo de ativistas luta pelos direitos igualitários para as mulheres.

Screen Shot 2015-11-07 at 12.50.08 PM

*

O filme “Sicario: Terra de Ninguém”, em cartaz nos cinemas brasileiros, não causou grande efeito em sua passagem pelo circuito americano, quando estreou em setembro. Mas o trabalho da atriz inglesa Emily Blunt, como uma agente do FBI liderando operação para desmantelar chefão de um cartel de drogas no México, foi bastante elogiado.

Screen Shot 2015-11-07 at 12.50.47 PM

O artigo da “EW” diz que, entre as atrizes que podem surpreender nas indicações, estão Sandra Bullock (“Especialista em Crise”), Charlize Theron (“Mad Max: Estrada da Fúria”), Lily Tomlin (“Grandma) e Blythe Danner (“I’ll See You in My Dreams”).

A revista ignora atrizes, com trabalhos bem recebidos pela crítica, como Julianne Moore, no drama lésbico “Freeheld”; Maggie Smith, como uma velha mal-cheirosa que mora numa perua em “A Mulher da Van”; e Julia Roberts, como uma detetive em “Olhos da Justiça”, remake de Hollywood para o filme argentino “O Segredo de Seus Olhos”.