Estudo diz que Nova York pode não ser habitável nas próximas décadas

Por Milly Lacombe

Relatório divulgado em setembro pelo Proceedings of The National Academy of Science of the United States of América diz que a crise climática causada pelo aquecimento global pode levar ao aumento do nível dos oceanos a tal ponto que a vida em Nova York passará a ser inviável em algumas poucas décadas. 

Segundo matéria do site truth-out, o relatório diz também que outras 400 cidades americanas estão com os dias contados, e que para essas já não importa mais que diminuamos a emissão de gás carbônico: o destino está traçado.

Como se o estudo da Academia Nacional de Ciência não fosse suficientemente alarmante, a ONU também acaba de divulgar relatório dizendo que na próxima década é provável que vivamos em um mundo com 50 milhões de refugiados climáticos.

Esse tem sido até aqui o ano mais quente da história e a camada de gelo que cobre a Groenlândia, segundo a reportagem do site truth-out, está derretendo mais rapidamente do que se imaginava.

Já existe até uma ferramenta através da qual quem mora nos Estados Unidos pode verificar se a maré engolirá sua cidade. Basta entrar o nome da cidade ou o CEP.

O recém-lançado documentário “This Changes Everything”, de Avi Lewis e baseado no livro de mesmo nome de Naomi Klein, vai a fundo na questão. Veja abaixo o trailer.