Livro reúne mais de mil pôsteres mundiais de peças de Shakespeare

Por Marcelo Bernardes

De Wagner Moura a Denzel Washington. De Akira Kurosawa aos Beatles. Incontáveis artistas apresentaram suas interpretações para as peças de William Shakespeare, cujo aniversário de 400 anos de sua morte será celebrado em abril do ano que vem. Para comemorar a data, a editora Princeton Architectural Press, baseada no bairro do East Village, em Nova York, está lançando um livro imperdível: “Presenting Shakespeare: 1,100 Posters from Around the World”.

 

Capa do livro de Mirko Ilic (Foto: Divulgação)
Capa do livro de Mirko Ilic (Foto: Divulgação)

Datando de 1779 a 2015, o autor Mirko Irlic mostra como artistas visuais, de ilustradores a diretores de arte, fizeram sua releituras das peças do bardo. O livro reúne 1.100 pôsteres de produções teatrais de 40 países, incluindo o Brasil.

O prefácio do livro é da cineasta e diretora de teatro Julie Taymor que adaptou “A Tempestade” e “Titus Andronicus” para o cinema. “Como um diretor e um cenógrafo, o artista que cria pôsteres procura por pistas emblemáticas dentro da poesia de Shakespeare, de suas imagens fantásticas e explícitas apresentadas em palavras e ação, assim como também dos arcos políticos, psicológicos e filosóficos de suas peças,” escreve Taymor.

Pôster da produção brasileira de "Macbeth", feira pelo Grupo Delírio de Teatro, em 2006; com pôster de Marcos Minini. (Foto: Divulgação)
Pôster da produção brasileira de “Macbeth”, feita pelo Grupo Delírio de Teatro, em 2006; com pôster de Marcos Minini. (Foto: Divulgação)

O livro é dividido por peças de Shakespeare, começando com “Hamlet”. São cinco os pôsteres de artistas brasileiros na edição. O de Fabio Arruda e Rodrigo Bleque (Cubículo) para a adaptacão de “Hamlet”, de Aderbal Freire-Filho e com Wagner Moura no papel título; o de Thiago Seifert para “A Incrível História do Rei Lear”, da SinoS Cia. de Teatro e o Coletivo Shakespeare Livre; o de Guto Lacaz para a versão de “Romeu e Julieta” apresentada no Sesi, em 2002. O artista gráfico Marcos Minini aparece com dois pôsteres: “Romeu e Julieta”, da companhia Dimas Bueno, em 2009, e “Macbeth”, do Grupo Delírio, de 2006. O livro custa $50 e pode ser comprado aqui.

O outro pôster de Marcos Minini presente no livro: "Romeu e Julieta", de 2009. (Foto: Divulgação)
O outro pôster de Marcos Minini presente no livro: “Romeu e Julieta”, de 2009. (Foto: Divulgação)