“O sistema econômico está em guerra com a vida na Terra”, diz jornalista

Por Milly Lacombe

Nova York foi a cidade escolhida para sediar a primeira exibição do documentário “This Changes Everything” (em tradução livre: “Isso Muda Tudo”), baseado no best-seller da jornalista Naomi Klein, que em 500 páginas faz um tratado sobre o aquecimento global. “This Changes Everything” começou a ser exibido essa semana em Nova York.

O cineasta Avi Lewis, marido de Klein, tomou como base o livro (que ainda não tem tradução para o português) para dar textura e mais urgência aos fatos levantados por ela na obra, como por exemplo o documento divulgado pelo World Bank – e pouco noticiado pela mídia – dizendo que estamos no caminho para um aquecimento mundial de 4º celsius até o fim do século e que um aquecimento como esse torna incompatível qualquer existência razoável de uma comunidade organizada, igualitária e civilizada.

O livro de Klein, cuja leitura eu fortemente recomendo, começa com uma história bizarra: a do voo 3935 que ia de Washington, DC, para Charleston. Quando os passageiros já estavam embarcados eles foram instruídos a desembarcar porque as rodas do avião tinham sido engolidas pelo asfalto que, como calor excessivo daquele dia, ficou pastoso. O avião estava, portanto, afundado na pista.

A intenção de Klein e Lewis é a de tirar todos nós da ignorância a respeito do aquecimento global, e de chamar a atenção para um problema que grandes corporações tentam a todo o custo jogar no balaio do esquecimento.

Assista abaixo palestra de Klein sobre o filme e o livro: “O sistema econômico está em guerra com a vida na Terra”, diz ela logo no começo – e em seguida esmiuça o tema de modo a não deixar dúvidas sobre o caminho que estamos trilhando rumo ao fim de nossa existência.