Os Muppets voltam a TV mais ousados e afiados

Por Marcelo Bernardes

Em maio, ao apresentar o programa “The Muppets” como parte das atrações do line-up do horário nobre de outono da rede ABC, Paul Lee, presidente da emissora, disse: “estes não são os Muppets (dos tempos) da sua vovózinha”. Rapidamente, os fãs dos fantoches de pelúcia criados por Jim Henson e que estrearam oficialmente na TV em 1976 tomaram as redes sociais para externar suas preocupações. “Não vão ferrar com os personagens”, tuítou um fã.

De fato, “The Muppets”, lançado hoje à noite na TV americana, não tem números musicais com Liza Minnelli, bebês Muppets dançarinos ou momentos de ternura entre Miss Piggy e Caco (quem lê a Folha sabe que, em agosto, Caco anunciou, via Twitter, sua separação da loira suína após 34 anos juntos). Os roteirista e criador Bill Prady (do seriado “The Big Bang Theory”) e o co-produtor executivo Bob Kushell (de Anger Management) não ferraram com a vida dos bonecos. Longe disso. Os Muppets conservam seu charme original e a atualização vai agradar as mais diversas faixas etárias. Mas eles ficaram mais ousados e afiados. Papais e mamães terão de ficar de olho nas crianças durante essa atualização. O programa tem piadas sobre implantes de seio, de bunda, encontros de Alcóolatras Anônimos, serviços de namoro online e uma chupada insinuante de canudo.

O romance de 34 anos entre Caco e Miss Piggy acabou, mas ele agora trabalha como produtor-executivo do talk show de fim de noite comandado pela ex. (Foto: Divulgação)
O romance de 34 anos entre Caco e Miss Piggy acabou, mas eles agora trabalha juntos. Caco é o produtor-executivo do talk show de fim de noite comandado pela ex. (Foto: Divulgação)

O reboot (“repaginada”) de “The Muppets” fica mais próximo da ideia original de Henson. Em 1983, durante uma entrevista, o visionário animador (morto em 1990) disse que seus personagens não eram totalmente infantis. “Queria que os Muppets falassem de coisas que meus amigos e eu também estamos interessados”.

 

Gonzo em reunião de pauta com Caco. (Foto: Divulgação)
Gonzo em reunião de pauta com Caco. (Foto: Divulgação)

O conceito em si do novo “The Muppets” já é uma grande sacada. Em estilo “documentário ficcional”, como em “The Office” e “Parks and Recreation”, o programa acompanha os bastidores de “Up Late with Miss Piggy”, um talk show noturno apresentado pela diva loura. Lembra bastante o ex-cult seriado da HBO “The Larry Sanders Show”.

Apesar de separado de Miss Piggy, Caco é o produtor-executivo do talk show. Fozie, o Urso é o locutor e animador de platéias. Gonzo; Rizzo, o Rato; e Pepe, o Rei Camarão fazem parte da equipe de roteiristas. O bateirista Animal está na banda-permanente do show, batizada de Electric Mayhem (Banzé Eletrônico). Sam, o Águia é o censor do programa.

Fozie, o Urso é o locutor e animador do plateia do talk show de Miss Piggy. Ele também tem uma namorada de carne em osso. (Foto: Divulgação)
Fozie, o Urso é o locutor e animador do plateia do talk show de Miss Piggy. Ele também tem uma namorada de carne e osso. (Foto: Divulgação)

Durante as entrevistas de bastidores, a equipe de Muppets faz as coisas mais normais possíveis. Tomam café, dirigem nas freeways de Los Angeles e Fozie, o Urso, que está namorando uma “humana”, vai jantar na casa da família dela. Ah, e Miss Piggy faz levantamento de pesos com a verdadeira guru de fitness Tracy Anderson, que treina Gwyneth Paltrow na vida real. Elizabeth Banks, como ela própria, é a entrevistada de Miss Piggy no programa de estreia. Nos próximos episódios, Josh Groban, Jay Leno e Reese Whiterspoon farão participações especiais.

A ruivinha Denise, chefe do departamento de marketing da emissora ABC, é a nova namorada de Caco. (Foto: Divulgação)
A ruivinha Denise, chefe do departamento de marketing da emissora ABC, é a nova namorada de Caco. (Foto: Divulgação)

O fim do romance entre Caco e Miss Piggy é abordado no show. Ele revela para a equipe que os filmam um pouco sobre a personalidade de Piggy. “Quando estava com ela, a achava espontânea, imprevisível e excêntrica. Era meio sexy. Mas quando você tira o romance da equação, ela é apenas uma lunática”. O sapo verde também apresenta seu novo amor: Denise, uma suína ruiva de voz sexy que gerencia o departamento de publicidade da rede ABC. Sobre sua nova escolha amorosa, Caco diz: “O que posso fazer? Sou atraído pelas porcas”.