Matt Damon pede desculpas por comentário sobre diversidade racial

Por Marcelo Bernardes

Três dias depois de sofrer vários ataques nas redes sociais por um comentário sobre diversidade racial e sexual em Hollywood feito no programa de TV “Project Greenlight”, o ator Matt Damon fez um pedido público de desculpas nesta quarta-feira. “Sinto muito se ofendi algumas pessoas”, disse o ator em nota divulgada à imprensa.

No domingo, a rede HBO apresentou o primeiro episódio da quarta temporada do programa “Project Greenlight”, co-produzido por Damon e Ben Affleck. O reality show acompanha a escolha de um cineasta, dentro de um time de dez pré-selecionados, que receberá US$ 3 milhões para dirigir uma comédia racial.

Durante um debate entre a comissão julgadora que escolherá o melhor candidato, a produtora negra Effie Brown critica a falta de diversidade entre os quatro nomes favoritos. Effie diz que gostaria de ver outros concorrentes, como a dupla de amigos Leo Kei Angelos, nascido no Vietnã, e Kristen Brancaccio, diretora de mini-filmes no YouTube, no topo desta lista também.

Damon desafia a produtora, dizendo que a proposta do programa é baseada unicamente em mérito, e não de levar em conta sexo ou etnia dos concorrentes. “Você faz isso (levar em conta a diversidade) durante a seleção de elenco do filme, mas não na escolha da equipe”, diz Damon a produtora. Desde então o ator passou a ser criticado publicamente.

Em seu pedido de desculpas, Damon disse que o processo de edição de suas falas no programa contribuíram para dar o toque ríspido da declaração. “Meus comentários faziam parte de uma discussão mais ampla sobre a diversidade em Hollywood, o que não apareceu no programa”, disse. “Pelo menos, fiquei feliz que isso tenha iniciado um diálogo sobre diversidade em Hollywood. Essa é uma conversa que todos nós deveríamos ter”.