Marx invade um dos bairros mais nobres de Nova York

Por Milly Lacombe

O doutor em economia Richard Wolff, um dos maiores especialistas em marxismo no mundo, não imaginava que fosse ficar famoso depois dos 70 anos, ainda mais dentro de país tradicionalmente anti-marxista: os Estados Unidos.

Wolff em entrevista a Bill Maher
Wolff em entrevista a Bill Maher

Wolff, que hoje dá aulas de economia na New School, em Nova York, percebeu que havia um crescente interesse pelo que Marx escreveu e resolveu alugar uma sala no West Village para, uma vez por mês, explicar o momento econômico atual através dos olhos do marxismo. Era uma tentativa de entender melhor o que ele sentia empiricamente sobre o aumento de interesse por Marx.

Se no começo a sala ficava mais ou menos cheia, hoje as pessoas precisam chegar cedo para conseguir um lugar.

Diante do interesse, ele resolveu disponibilizar as aulas, que têm quase duas horas de duração, na Internet e calcula que entre 750 mil e um milhão de lares assistam seus vídeos.

Com o crescente interesse ele passou a ir a programas de Talk Show, a ser convidado a dar entrevistas para as mais variadas emissoras de notícias, a fazer palestras por todos os cantos do país. Wolff conta que nunca esteve tão ocupado na vida, e que vai aproveitar a onda para dizer as mesmas coisas que diz há 50 anos, só que agora para audiências maiores.

Ele acredita que o tabu sobre o marxismo vem diminuindo por causa da crise que se agrava. Para ele, o marxismo é antes de qualquer coisa uma apurada crítica ao capitalismo, e diante da atual desigualdade e da consciência coletiva de que alguma coisa precisa ser alterada na forma como vivemos, pessoas comuns querem entender um pouco mais a respeito da crítica feita por Marx.

Entre seus ouvintes há grupos bastante distintos, mas os maiores são o de cidadãos da terceira idade e o de jovens.

As palestras mensais são dadas em uma Igreja perto do Washington Square, o que deixa tudo ainda mais esquisito. Mas Wolff fala um economês que até analfabetos econômicos como eu são capazes de entender, e oferece uma visão da crise e do momento que dificilmente encontramos por aí.

As palestras são dadas toda a segunda quarta-feira do mês, e a de setembro acontecerá no dia 9. O custo por palestra é de US10 (cerca de R$ 35).

O endereço: Judson Memorial Church, Assembly Hal, 239.