O melhor grego de Nova York

Por baixomanhattan

A Grécia é, outra vez, o centro do mundo. Ao lutarem publicamente para refundar os princípios democráticos que um dia criaram os gregos conquistam a solidariedade de todos. Fazem isso indo às ruas e às urnas peitar a austeridade econômica imposta pela Comunidade Europeia e, assim, tentar se libertar.

Enquanto o povo grego faz história por lá, em Nova York a cultura é bem representada por aquele que é considerado o melhor restaurante grego da cidade: a Taverna Kyclades.

Polvo grelhado do Kyclades. (Foto: Divulgação)
Polvo grelhado do Kyclades. (Foto: Divulgação)

Como acontece com todos os restaurantes muito bons e razoavelmente baratos de Nova York, o Kyclades está sempre lotado e é comum ter que esperar por uma hora para conseguir sentar. Isso, claro, para quem gosta de fazer as refeições nos horários dos americanos, que almoçam e jantam relativamente cedo. Já quem topa almoçar ou jantar mais tarde vai conseguir sentar sem problemas.

Salada grega. (Foto: Divulgação)
Salada grega. (Foto: Divulgação)

No Kyclades os peixes são fresquíssimos, os acompanhamentos incrivelmente bem servidos e a sobremesa é gratuita. E nem tente recusá-la, os garçons, todos gregos, ficam bastante chateados, quase bravos, se você ameaça dizer não à gentileza.

A bem da verdade, recusar seria um erro tremendo porque a sobremesa é deliciosa, seja a torta de nata, servida à noite, ou o iogurte com calda de frutas, servido durante o dia.

Torta de nata. (Foto: Marcelo Bernardes)
Torta de nata. (Foto: Marcelo Bernardes)

No Kyclades eles explicam que oferecem a sobremesa gratuitamente porque não servem café, então sentem-se no dever de compensar.

Além da sobremesa, a lula frita e o polvo grelhado são quase uma obrigação, a batata com limão é de emocionar e os camarões inesquecíveis. E melhor: o Kyclades fica numa saída de metrô, na esquina da rua 14 com a Avenida 1.