Candidato socialista ao governo americano atrai público recorde em comício

Por Milly Lacombe

O candidato socialista ao governo americano, o senador Bernie Sanders, 72, atraiu público recorde para um comício que fez em Madison, Wisconsin, no dia 1 de julho. Nem Hillary Clinton, nem os candidatos republicanos até agora foram capazes de levar 10 mil pessoas para um evento desses.

Sanders continua a atrair cada vez mais pessoas para os comícios que faz e a grande mídia americana, que antes o tratava como candidato “café-com-leite”, começa a escutar as coisas que ele diz.

Hillary, em comício na cidade de Nova York, levou 5 mil pessoas, e o republicano Ted Cruz reuniu 11 mil em um auditório universitário quando anunciou que era candidato, mas o número não é considerado já que muitos estavam ali dentro porque não tinham outra escolha.

Para quem não está acompanhando esse blog, que vem falando de Sanders e de suas ideias, ele defende sindicatos fortes e atuantes, reformas bancárias, mais regulação no setor financeiro, mega taxação sobre grandes fortunas, menos poder às corporações e não se acanha em usar a palavra “revolução” em seus discursos.

É improvável que o candidato socialista vença Clinton nas primárias democratas, mas o barulho que ele vem fazendo indica que a população americana está acordando para a falência do sistema econômico que a rege.