David Letterman diz adeus à TV após 33 anos

Por Marcelo Bernardes

“Agora, quando eu falar alguma besteira, vou ter que ir ao programa de uma outra pessoa para pedir desculpas”.

Foi essa uma das várias tiradas do monólogo de abertura do derradeiro programa do apresentador David Letterman, exibido na noite de quarta-feira pelo canal “CBS”.

Após ocupar a cadeira de “talk show host” por 33 anos, David Letterman aposentou para sempre seu “Late Show With David Letterman”. Durante essas mais de três décadas, Letterman teve 19.932 convidados ilustres (e não ilustres), de Fernanda Montenegro a Barack Obama divido entre 5.850 programas, venceu 16 prêmios Emmy (o Oscar da TV) e apresentou 5.614 “Top Ten Lists”, seu quadro mais famoso.

A seguir alguns dos melhores momentos do programa final de Letterman.

 

Platéia do Ed Sullivan Theater aplaude Letterman de pé, durante o derradeiro monólogo do apresentador.
Platéia do Ed Sullivan Theater aplaude Letterman de pé, durante o derradeiro monólogo do apresentador.

 

O ex-presidentes americanos Bill Clinton e George Bush Jr. e o atual presidente Barack Obama abriram o show dizendo que o “pior pesadelo da TV” estava chegando ao fim.

 

Barack Obama na abertura do último programa de Letterman.
Barack Obama na abertura do último programa de Letterman.

 

Letterman mencionou seu sucessor, Stephen Colbert, que estreia em 8 de setembro, dizendo que está bastante “excitado com o (futuro) show” e que “desejava o meu melhor” ao sucessor.

Dez famosos, cativos convidados do apresentador, participaram da Top 10 List. O tema “10 coisas que eu sempre quis dizer ao Dave” fez sátira aos finais ruins (e frustrantes) dos programas da TV americana (“Seinfeld”, “The Sopranos” e “Mad Men”) e da falta de negros como apresentadores de talk shows.

Entre os famosos estavam:

Barbara Walters: “Você sabia que você usa o mesmo perfume que Muammar Gaddafi?” (Barbara foi uma das raras jornalistas americanas a entrevistar o ex-ditador líbio). “Eu sabia”, retruca Letterman.

Steve Martin: “Suas extensivas cirurgias plásticas foram necessárias e também um erro”

Jerry Seinfeld: “Não tenho ideia do que farei quando você sair do ar. Mas, sabe, acabei de pensar em algo: ‘eu ficarei bem.'”

Jerry Seinfeld lê sua fala do Top 10 List.
Jerry Seinfeld lê sua fala do Top 10 List.

Chris Rock: “Estou apenas muito feliz que seu show foi entregue para um outro cara branco”. Letterman diz no final: “Não foi culpa minha!”

Julia Louis-Dreyfuss: “Obrigado por me deixar fazer parte de mais um imensamente desapontante final de um show de TV”. A câmera corta para um close-up de Seinfeld e Letterman diz: “não foi minha culpa também”.

Tina Fey no Top 10 List
Tina Fey no Top 10 List

Tina Fey: “Obrigado por finalmente provar que homens podem ser engraçados”.

 

Letterman e os dez convidados da Top 10 List. Entre eles: Alec Baldwin, Steven Martin, Bill Murray, Jim Carrey e o jogador Peyton Manning,
Letterman e os dez convidados da Top 10 List. Entre eles: Alec Baldwin, Steven Martin, Bill Murray, Jim Carrey e o jogador Peyton Manning,

 

Em uma rara montagem, Letterman mostra segredos de bastidores de seu dia a dia no programa da CBS. Abaixo quando ele chega ao teatro Ed Sullivan e brincando de atirar uvas num cesto durante reunião de pauta do programa.

Screen Shot 2015-05-21 at 12.30.53 AM

 

 

Screen Shot 2015-05-21 at 12.33.11 AM

Quase pronto para entrar no ar.
Letterman quase pronto para entrar no ar.
"É o que a gente faz por 33 anos", diz Letterman no final da montagem sobre os bastidores do programa.
“É o que a gente faz por 33 anos”, diz Letterman no final da montagem sobre os bastidores do programa.

 

A banda Foo Fighters fez a derradeira apresentação musical. Letterman explica o porquê da escolha. Onze anos atrás, ao passar por uma cirurgia no coração, Letterman, em seu primeiro programa depois da ausência médica, pediu para seus produtores convidarem os Foo Fighters para tocar no programa. “A produtora disse que seria impossível pois a banda estava em tour pela América do Sul (incluindo o Brasil)”, disse Letterman. “Para minha surpresa, eles cancelaram a tour e disseram que fariam nosso show!”. Letterman diz que a música “Everlong”, do Foo Fighters, tem “uma ressonância especial a meu problema médico”.

Letterman em seu derradeiro "boa noite"
Letterman em seu derradeiro “boa noite”

O programa final de Letterman “estourou” sua duração normal em mais de 17 minutos. Letterman agradeceu a todos os funcionários de vários setores de seu programa. “Ei, vocês ai do controle, vamos tentar manter o consumo de álcool hoje em três doses apenas”. Letterman agradece também a mãe dele, a esposa e o filho.

“Guarde um pouco para o meu funeral”, brincou Letterman ao falar do excesso de homenagens e clipes apresentados na TV nos últimos dias.