Táxis de NY devem ganhar botão do pânico para proteger passageiros

Por baixomanhattan

Os táxis de Nova York poderão ter muito em breve o botão do pânico para proteger os passageiros. Um projeto de lei foi apresentado hoje na prefeitura de Nova York por dois membros do conselho municipal, depois que um taxista tentou estuprar uma passageira, que ia do Brooklyn para o aeroporto Kennedy, em fevereiro. O caso foi resolvido fora da corte e o taxista teve apenas que pagar uma multa de US$ 250 (cerca de R$ 750).

Táxis de Nova York poderão ter botão de pânico para segurança do passageiro. (Foto: Marcelo Bernardes)
Táxis de Nova York poderão ter botão do pânico para garantir segurança do passageiro. (Foto: Marcelo Bernardes)

 

Diariamente os táxis de Nova York fazem 400 mil viagens pelas cinco regiões da cidade. Os veículos mais novos já vem com um pisca alerta acoplado no teto (ou na porta traseira do veículo) para alertar a polícia quando um taxista está enfrentando um assalto ou sendo vítima de um passageiro violento. Mas não existe qualquer tipo de protecão similar para o passageiro alertar a polícia de problemas enfrentados dentro do táxi.

 

O projeto de lei precisa ser aprovado em votação. Ainda não foram discutidos custos e sobre quem pagaria a conta. O local mais provável para a instalação do botão do pânico seria próximo da pequena TV que o passageiro controla no banco de trás. Tantos os táxis amarelos, verdes (que podem pegar passageiros ao norte de Manhattan e outras regiões como Brooklyn e Bronx) e outros serviços particulares de transporte ganhariam o dispositivo de segurança.